Carregando...
Economia

CDB: o que é, quais os tipos, os riscos e como investir

Os CDBs se tornaram um dos investimentos de renda fixa mais procurados

O investidor que quer ter opções para diversificar suas aplicações e fazer seu dinheiro render tem entre os produtos um que mais se destaca: os CDBs (Certificados de Depósito Bancário).

Resumidamente, eles aliam dois requisitos importantes para quem investe: a rentabilidade e a segurança nesse caso, dada pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Os CDBs se tornaram um dos investimentos de renda fixa mais procurados pelos brasileiros depois da poupança.

Um CDB é um título do mercado financeiro cujo significado da sigla é Certificado de Depósito Bancário. O próprio nome já indica quem são os emissores desse tipo de papel: instituições financeiras, sobretudo os bancos.

Nesse sentido, a emissão de um CDB por uma instituição bancária faz parte de sua atividade de captação de recursos. Essa atividade está na essência de um banco, que em grande parte se resume a tomar dinheiro emprestado e emprestá-lo a uma taxa maior. 

Há diferentes formas de aplicar em um CDB considerando a sua modalidade de rendimento. As 3 principais são: Prefixado, Pós-Fixado e Híbrido.

O valor mínimo para investir em CDB depende de uma série de fatores. Ele varia conforme a instituição emissora do título, o vencimento e a rentabilidade. 

Sendo assim, há bancos que oferecem CDBs a partir de R$ 100, facilitando o acesso a esse tipo de investimento. No entanto, vale lembrar: valores maiores tendem a ter melhores taxas de retorno. 

Compartilhar Postagem

Acessar Escrito por

PGF Assessoria Contábil

Conte com nosso trabalho. Estamos à disposição para ajudá-los. PGF Assessoria Contábil

× Como posso lhe ajudar?